Ensino Fundamental II

http://www.colsaoluis.g12.br/imagens/bt/ico_seta.gif Ensino Fundamental II

http://www.colsaoluis.g12.br/imagens/bt/marcador_2off.jpg O Ensino Fundamental, com duração mínima de nove anos, tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: 
http://www.colsaoluis.g12.br/imagens/bt/marcador_links.jpgA – o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; 
http://www.colsaoluis.g12.br/imagens/bt/marcador_links.jpgB – a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; 
http://www.colsaoluis.g12.br/imagens/bt/marcador_links.jpgC - desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; 
http://www.colsaoluis.g12.br/imagens/bt/marcador_links.jpgD – o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social. 

http://www.colsaoluis.g12.br/imagens/bt/marcador_2off.jpg Objetivos gerais: 
http://www.colsaoluis.g12.br/imagens/bt/marcador_links.jpgA – Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito. 
http://www.colsaoluis.g12.br/imagens/bt/marcador_links.jpgB – Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas. 
http://www.colsaoluis.g12.br/imagens/bt/marcador_links.jpgC – Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País. 
http://www.colsaoluis.g12.br/imagens/bt/marcador_links.jpgD – Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socio-culturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais. 
http://www.colsaoluis.g12.br/imagens/bt/marcador_links.jpgE – Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente. 
http://www.colsaoluis.g12.br/imagens/bt/marcador_links.jpgF – Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetivas, físicas, cognitivas, éticas, estéticas de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania. 
http://www.colsaoluis.g12.br/imagens/bt/marcador_links.jpgG – Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação a sua saúde e a saúde coletiva. 
http://www.colsaoluis.g12.br/imagens/bt/marcador_links.jpgH – Utilizar as diferentes linguagens, verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal, como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação. 
http://www.colsaoluis.g12.br/imagens/bt/marcador_links.jpgI – Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos. 
http://www.colsaoluis.g12.br/imagens/bt/marcador_links.jpgJ – Questionar a realidade, formulando problemas e tentando resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise critica, selecionando procedimentos e verifi-cando sua adequação. 
http://www.colsaoluis.g12.br/imagens/bt/marcador_links.jpgK – Incentivar a participação do aluno nas atividades da escola, conscientizando-o de suas capacidades e de seu valor como ser pensante e criativo, capaz de buscar alternativas e propor soluções.