logotipo_site.png

NOSSA HISTÓRIA

O Colégio São Luís foi fundado em 1902 pelos Irmãos Maristas com a finalidade de atender o ensino primário, sendo um anexo ao Ginásio Nacional dos Padres Jesuítas. No ano de 1937 foi oficializado o Ensino Comercial e em 1941 criou o Curso Ginasial, que, durante três anos, ficou oficialmente anexo ao Ginásio São José. Em 1947, o Ginásio São Luis passou a ser independente.

A história do “São Luís” começou no início da Rua Bento Gonçalves. Com o tempo e tomando autonomia mudou-se para mesma rua no número 508. O espaço ficou pequeno devido ao crescente número de matrículas e novamente, houve a mudança de endereço, em meados de 1964, para uma área maior no número 1.375 da mesma rua, permanecendo até hoje.

No ano de 1970, os Irmãos Maristas deixaram São Leopoldo e os Religiosos Pavonianos assumiram o Colégio, tendo como finalidade principal o atendimento aos alunos da população carente da cidade.

No dia primeiro de janeiro de 2004, o Colégio São Luís passa a ser administrado por um grupo de professores e funcionários que fundaram a Sociedade Educacional Padre Norberto Didoni - SENDI, sem fins lucrativos, com o objetivo de levar adiante a proposta desenvolvida anteriormente, pelos religiosos Pavonianos.


 

Organização Interna

O Colégio São Luís tem por base os princípios cristãos, mantido pela Sociedade Educacional Padre Norberto Didoni, sendo uma instituição sem fins lucrativos.

A normalidade funcional acontece pela vivência comunitária, em que atos e fatos administrativos se sucedem no cotidiano do Colégio, numa perspectiva ética, cujas dimensões envolvem todas as pessoas responsáveis pelo dia a dia Institucional.

Em todos os momentos, há o convite para que a comunidade participe das atividades escolares que ocorrem ao longo do ano letivo como: promoções, festas, celebrações, ações sociais, exposições de trabalhos realizados por alunos, reuniões de pais, entrega de boletins que ocorrem ao longo do ano letivo.